instalação

A instalação de ar condicionado e a manutenção podem ser tarefas difíceis, mas essenciais para o bom funcionamento do aparelho. Devido a esse fato, contratar um profissional da Rodrigues ar condicionado facilita (e muito!) ambos os processos, além de garantir que sejam feitos de maneira correta. Confira abaixo as recomendações para instalar um ar condicionado.

Instalação ar condicionado split
Esse modelo tem como característica a presença de uma parte interna (evaporadora) e externa (condensadora). Por isso, antes de realizar a instalação de split, é importante verificar se a fachada possui uma estrutura ideal para receber a condensadora ou se são permitidas reformas.

Evaporadora
Deve ser instalada de forma centralizada e com maior distância das outras paredes, a fim de garantir uma climatização uniforme. Evite fluxos de ar cruzados com outros aparelhos e locais em que a circulação de ar possa ser dificultada por cortinas, móveis ou divisórias.

Condensadora
A unidade externa pode ser instalada tanto abaixo quanto acima da interna. No entanto, a instalação da mangueira de drenagem deve ser sempre abaixo da evaporadora. É fundamental escolher um local bem ventilado, em que a saída de ar não seja prejudicada, para uma maior eficiência.

Instalação ar condicionado de janela
Embora receba o nome de “ar condicionado de janela”, também pode ser instalado na parede ou no vitrô.

Parede
Nesse caso, é preciso escolher o modo de fixação mais adequado para o cômodo: caixilho de madeira, caixa de concreto ou diretamente na parede. Em qualquer uma das três situações, deve haver uma base de apoio com 21 cm de profundidade.

Janela
Utilize suportes de fixação para apoiar o ar condicionado sobre o peitoral da janela, que deve ter pelo menos 21 cm de profundidade.

Vitro
É necessário vedar muito bem o lugar escolhido para a instalação, a fim de garantir um bom resfriamento e evitar ruídos do aparelho.